Criptografia
AES:
Características: O AES – Padrão Avançado de Ciframento (Advanced Encryption Standart) é um algoritmo simétrico que foi a resposta à requisição de um novo algoritmo de criptografia pela NIST – Instituto Nacional (Americano) de padrões e tecnologia (U.S. National Institute of Standards and Technology). O AES é um algoritmo simétrico que pode usar chaves de 128, 192 ou 256 bits com blocos de dados de 128 bits. Em 2001, o AES virou um padrão reconhecido pelo NIST.
Funcionamento: Ao aumentar o tamanho da chave e utilizar uma técnica mais apurada para cifrar e decifrar estima-se que, para quebrá-lo, levem-se milhões de anos. O AES opera utilizando o conceito de matrizes (estruturas bidimensionais) com quatro linhas e quatro colunas que passam por processos de arranjos conhecidos como estados.
DES:
Características: DES (Data Encryption Standard – Padrão de Criptografia de Dados): Esse algoritmo foi desenvolvido pela IBM em 1974, publicado em 1977 e quebrado 20 anos depois por meio do método de força-bruta, num desafio proposto na Internet. Esse algoritmo possui chave de 56 bits, o que é considerado frágil já tendo sido violado num tempo de 22 horas e 15 minutos (atualmente cogita-se que ele pode ser quebrado em cerca de 5 minutos por 10.000 computadores processando concomitantemente).
Funcionamento: O DES monta um bloco de 64 bits (somente 56 bits são utilizados pelo algoritmo; 8 bits são usados para conferir a paridade – técnica utilizada para detectar erro no envio ou recebimento da mensagem) e o divide em duas partes de 32 bits. Após alguns estágios de processamento e cruzamentos a mensagem pode ser cifrada e decifrada pelo mesmo algoritmo.
BLOWFISH:
Características: É um algoritmo simétrico conhecido pela sua velocidade, sendo mais rápido do que o RC2 e o IDEA. Usa blocos fixos com 64 bits (8 bytes), mas as chaves podem ter qualquer comprimento (128 bits é o mais usado). Algoritmo não patenteado, de uso inteiramente livre (o autor