Criptografia
Diego Felipe Nunes da Silva
Mateus Elias Guchert
Patrick Benedito de Souza
Auditoria e Segurança de Sistemas - Lenilson Porath
RESUMO
O artigo descreve a Infraestrutura de Chave Pública, oferecendo uma mediação de credibilidade e confiança em transações entre partes que utilizam certificados digitais. Uma das principais questões não é somente a confidencialidade, mas sim a principal é a integridade (uma chave é suscetível à manipulação durante o trânsito) e a posse de uma chave pública. A maneira mais comum de saber se uma chave pública pertence ou não a uma entidade de destino (uma pessoa ou empresa) é por meio de um certificado digital.
Palavras chave: Chave Pública, Chave Privada e Certificado Digital.
ABSTRACT
The article describes the Public Key Infrastructure, offering mediation of credibility and trust in transactions between parties using digital certificates. One major issue is not onlythe confidentiality, but the main thing is the integrity (a key is susceptible to manipulation during transit) and possession of a public key. most common way to know ifa public key public belongs to a target entity (a person or company) is using a digital certificate.
Keyword: Public Key, Private Key, and Certificate.
1. Introdução
O ICP-Brasil é um sistema disponível em nosso país e está sendo usado, trata-se de um sistema jurídico, econômico e tecnológico que depende de estabilidade e credibilidade. Esse sistema foi criado por uma Medida Provisória (MP 2.200-2 de 24 de agosto de 2001). Que substituiu o projeto de Lei 7.316 que teve a oportunidade de rever alguns erros dos modelos anteriores, uma das principais mudanças foram à democracia e ficou mais participativo. A ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas) é um órgão, bem dizendo iniciativa Privada ou Publicas que tem como objetivo manter uma estrutura na emissão de chaves de segurança publicas,