Criptografia
Criptografia (do grego kryptós, “escondido” e gráphein, “escrever”) é geralmente entendido como sendo o estudo dos princípios e das técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, tornando-a difícil de ser lida por alguém não autorizado. Para poder ler a mensagem cifrada é necessário aplicar um algoritmo de decifragem usando uma senha secreta conhecida como “chave de decifragem”. Criptografia é muito mais do que um processo matemático super complicado para tornar um texto incompreensível, e outro ainda mais complicado para decifrá-lo. Ela é o coração da Internet como ferramenta de negócios. Sem ela, a Grande Rede é apenas um canal de mídia, incapaz de ser usado para comércio ou transações financeiras.
A criptografia nasceu da necessidade de manter a privacidade de informações. Desde a Antigüidade já se tinha conhecimento da criptografia, quando utilizada a substituição ou troca de símbolos com o objetivo de confundir um possível interceptador das mensagens. Normalmente utilizadas em situações de guerra ou mesmo associada a espionagem nos filmes, a criptografia tornou-se parte integrante de nossa vida. Usamos a criptografia mesmo sem ter conhecimento dela. Seja nas transações bancárias, seja em uma simples ligação telefônica do seu celular. A criptografia está lá. Passa desapercebida para você ? Não passará mais ! Você vai entender como isso funciona. Para a computação esse princípio é mantido, porém a escrita é substituída pelo processamento digital das informações e com a capacidade de processamento de dados desta tecnologia, a criptografia tomou corpo e desenvolveu-se.
1.3.1 Chaves Criptográficas
Chaves são valores que contêm informações a serem utilizadas nos algoritmos criptográficos para produzir o texto criptografado. As chaves criptográficas funcionam exatamente como suas equivalentes na porta de casa. Quem tem a chave, entra e sai com toda a facilidade, porque possui um