Criptografia
O objetivo desse trabalho é:
Informar conceitos básicos da criptografia, de modo claro e facilitado com ilustrações e exemplos.
O trabalho aborda o tema de forma conceitualmente ampla
Com ênfase em assinaturas digitais (conceitos básicos, algumas descobertas de vunerabilidades por pesquisadores da área, e um exemplo de um sistema de criptografia em PHP.
* Introdução
A história da criptologia é um passeio no campo da criatividade humana. A criptologia foi usada por governantes e pelo povo, em épocas de guerra e em épocas de paz. Faz parte da história humana porque sempre houve fórmulas secretas, informações confidenciais e interesses os mais diversos que não deveriam cair no domínio público ou na mão de inimigos.
Desde quando existe a criptologia? Quais as pessoas famosas que gostavam de criptologia? Quais as pessoas que ficaram famosas com a criptologia? Quem usava criptologia?
Dê uma olhada na linha do tempo. Tem muita coisa interessante. Não se esqueça de que as guerras e a necessidade de manter ou conquistar novos territórios sempre foram "vitaminas" para a Criptologia. E guerra e disputa é o que nunca faltou na história da humanidade! * ÉPOCAS DA HISTÓRIA
É comum se dividir a História em fases, épocas e períodos seguindo os mais variados critérios. Um deles é dividir a História em Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, porém esta é uma sistematização arbitrária.
Para Toynbee, é possível encontrar unidades mais simples dentro do vasto complexo de personalidades e fatos sociais que se sucedem sem solução de continuidade. São as sociedades e, num sentido mais amplo, as civilizações que ditam a História. Haveria 21 civilizações, distintas das culturas primitivas de curta duração, das quais ainda hoje cinco sobrevivem.
Já que o critério é arbitrário, vamos fazer o nosso: analisaremos o período antes de Cristo, depois com a Idade Média e finalmente com as histórias recente e