Criptografia
Especificação do trabalho – Segundo bimestre
Data de entrega: 18/06/2013
Máximo 2 alunos por trabalho.
Criptografia (do grego kryptos, oculto, e graphein, escrever) é o nome dado a um conjunto de regras que visa codificar a informação de maneira que só o emissor e o receptor consigam decifrá-la (SANTIAGO, 2012).
Figura 1 - Criptografia. Fonte: cert.br.
[pic]
Tarefa:
Elabore um programa que faça a cifragem de um texto com base em um algoritmo e a decifragem do mesmo texto com base em um algoritmo. O programa deve ter uma menu com as opções:
1 – Cifrar texto 2 – Decifrar texto 3 – Mostrar texto 4 – Sair
A opção 1 pede ao usuário que digite um texto (máximo 200 caracteres). O texto deve ser codificado de acordo com o algoritmo.
A opção 2 decodifica o texto (retorna ao texto original).
A opção 3 exibe o texto na forma que está (codificado ou decodificado).
Obs.: O método de criptografia deve ser criativo e inédito. Não precisa ser viável ou seguro, mas deve utilizar obrigatoriamente alguma estrutura de repetição e array de caracteres. Entregar um breve relatório, conforme formulário anexo.
Referências:
CRIPTOGRAFIA. Disponível em: . Acesso em: 05/06/2013.
SANTIAGO, E. Criptografia. Disponível em:
< http://www.infoescola.com/informatica/criptografia/>. Acesso em: 05/06/2013.
Exemplo:
O método a seguir embaralha as letras do texto em três etapas. São feitas três passadas em todo o texto. Na primeira passada, números e caracteres especiais não devem ser alterados. Cada um dos caracteres restantes deve ser deslocado 3 posições para a direita, segundo a tabela ASCII*: letra 'a' deve virar letra 'd', letra 'y' deve virar caractere '|' e assim sucessivamente. Na segunda passada, a linha deverá ser invertida. Na terceira e última passada, os caracteres a partir da metade em diante devem ser deslocados uma posição para a esquerda na tabela ASCII. Neste caso, 'b'