Aglomerantes, cal
2- Quais os processos de endurecimento de um aglomerante? Exemplifique. Quimicamente inertes: São os aglomerantes que endurecem pela evaporação da água que lhes confere plasticidade, como as argilas; ou por processo de sensibilidade térmica como os betumes (asfaltos). Quimicamente ativo: Endurecem por uma reação química.
3- Qual a diferença entre pasta e nata? Exemplifique suas aplicações. Pasta: Material resultante da mistura de aglomerante e água. Tem a consistência da “pasta de dente”. São pouco usadas devido aos efeitos secundários causados pela retração. Podem ser utilizadas nos rejuntamentos de azulejos e ladrilhos. Nata: É uma pasta onde há excesso de água. Tem a consistência de uma “lama”. As natas de cal são utilizadas em pintura e as de cimento são usadas sobre argamassas para obtenção de superfícies lisas.
4- Diferencie aglomerante inerte de aglomerante ativo.
Quanto ao processo de endurecimento, os aglomerantes são divididos em inertes e ativos. Inertes: Endurecem por simples secagem. (Exemplo: Argila e betume). Ativos: Endurecem devido a reações químicas.
5- Que é aglomerante hidráulico? Exemplifique.
Aglomerantes Aéreos: propriedade de endurecer por reação de hidratação ou pela ação química do CO2presente na atmosfera e que, após endurecer, não resiste satisfatoriamente quando submetida a ação da água (Exemplos: Gesso e cal aérea). Aglomerantes hidráulicos: propriedade de endurecer apenas pela reação com a água e que, após seu endurecimento, resiste satisfatoriamente quando submetida à ação da água (Exemplos: Cal hidráulica, cimento natural e cimento portland).
6- Que se entende por pega de um aglomerante?