Crioterapia nas lesões traumáticas agudas
A crioterapia, ou terapia de gelo, ou ainda a utilização dos gelos nas lesões é bastante adotada nas afecções traumáticas , principalmente nas lesões músculo-esquelético . Ela pode ser chamada de uma modalidade terapêutica.
O que é crioterapia e para que serve?
A crioterapia é a utilização do frio com fins terapêuticos. Tem como objetivo reduzir a dor , diminuir o processo inflamatório , e reduzir edemas , dentre outros.
A crioterapia quando utilizada na fase aguda ,até 36 horas após a lesão da lesão provoca uma vasocontração
( contração dos vasos) e uma diminuição do metabolismo levando a uma diminuição da lesão por hipóxia secundária ( falta de oxigênio aos tecidos ), diminuindo a dor e a extensão da lesão.
Tipos de lesões traumáticas agudas tratadas com a crioterapia
• Entorses;
• Contusões;
• Distensões musculares;
• Luxações, etc.
Os diferentes métodos de aplicação varia de acordo com a lesão
Para que esta troca de energia ocorra, deverá estar relacionada com os diferentes métodos de aplicação, tempo de aplicação do resfriamento, temperatura inicial da técnica utilizada, diferença de temperatura entre o agente de resfriamento e os tecidos, localização do tecido e a profundidade do músculo com relação a superfície. Foi relatado que para obter os benefícios terapêuticos, a temperatura da pele deve cair para aproximadamente 13,8º C para que ocorra a redução ideal do fluxo sangüíneo local, e para cerca de 14,4º C para que ocorra a analgesia. Água músculo e osso possuem condutividade térmica que permitem o esfriamento dos tecidos após uma aplicação fria tópica. Entretanto, a gordura é um excelente isolante, com uma condutividade térmica, menor que a metade daquela do músculo ou do osso e quase um terço daquela da água.
O esfriamento prolongado diminui a sensibilidade nas fibras nervosas rápidas e lentas. A sensação da temperatura é transmitida pelas terminações nervosas