CRIOTERAPIA 2
Muito utilizado no meio esportivo e nas clínicas de reabilitação, a aplicação de gelo é um dos métodos da crioterapia, terapia pelo frio, uma das modalidades da Fisioterapia que utiliza o frio nas suas diversas formas para retirar o calor dos tecidos. Iremos explicar as principais indicações, contra-indicações, efeitos fisiológicos, modalidades terapêuticas e aplicações da crioterapia, para assim compreendermos melhor a frase “Vamos fazer um gelo”.
• Indicações
As principais indicações são:
- Redução da dor – analgesia;
- Contenção do processo inflamatório e do edema;
- Restrição da área do trauma;
- Redução do espasmo muscular;
- Diminuição do metabolismo celular;
Principais indicações nas lesões ortopédicas:
- Lesões musculares;
- Entorses articulares;
- Traumas agudos;
- Luxações;
•EfeitosFisiológicos
Para entendermos como o frio pode nos ajudar precisamos saber antes o que acontece quando estamos com um processo inflamatório ou sofremos um trauma. Uma inflamação pode ter diversas causas como bactérias, vírus ou traumas que irão lesionar algum tecido do corpo humano. Com a lesão, no caso de um trauma, ocorrerá o extravasamento de sangue com liberação de diversas substâncias (mediadores químicos) que começaram o processo inflamatório para tentar reparar o tecido, ou seja, sarar a lesão. As principais características desse processo são o calor, a vermelhidão (rubor), o edema, a dor e a perda de função do tecido.
Agora que sabemos resumidamente como acontece o processo inflamatório iremos descrever os principais efeitos da crioterapia.
A aplicação de frio numa determinada região proporciona a diminuição da temperatura local, com esse resfriamento o fluxo sanguíneo local acaba ficando mais lento diminuindo a hemorragia decorrente da lesão, e assim consegue restringir a área do trauma evitando lesões por hipóxia secundária (lesões decorrentes da falta de oxigênio no tecido). Além disso, ocorrerá a diminuição do diâmetro dos vasos