Aula 3 Brincar e trabalhar
Francês - jouer
Inglês – play
Português
Brincar – forma livre e individual, formas primitivas de exercícios funcionais;
Jogar – Conduta social que supõe regras.
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO
(1988),
Jogo é uma atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que define a perda ou ganho - brinquedo, passatempo, divertimento. Passatempo ou loteria sujeito a regras e no qual, às vezes se arrisca dinheiro.
Regras que devem ser observadas quando se joga.
O JOGO
Se
uma atividade recreativa permite alcançar a vitória, ou seja, pode haver um vencedor, estamos tratando de um jogo. O jogo busca um vencedor.
Sempre tem seu final previsto, quer seja por pontos, por tempo, pelo número de repetições, ou por tarefas cumpridas. O jogo sempre terá regras. Não existe jogo sem pelo menos uma regra que seja. Os
jogos são atividades que os participantes possuem uma maneira formal de proceder e estão sujeitos a regras. Se direcionados e conduzidos de maneira adequada, favorecem momentos de confraternização, participação e integração, aliviando o cansaço físico e mental. Proporciona aos participantes entendimento das expressões como jogar, busca pela vitória, cooperação, aceitação da derrota e equilíbrio durante a realização das atividades, com os adversários de jogo ou companheiros.
Para
Bomtempo (1987), brinquedo significa tanto o objeto que serve para a criança brincar como o ato de brincar; jogo é a atividade com regras que definem uma disputa
"que serve para a criança brincar" e brincadeira é, "o ato ou efeito de brincar, entreter-se, distrair-se com um brinquedo ou jogo".
CONFORME O DICIONÁRIO AURÉLIO
(1988),
Brincadeira
é o ato ou efeito de brincar, brinquedo, entretenimento, passa tempo, divertimento, gracejo.
SEGUNDO KISHIMOTO (2001)
A
brincadeira é a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo e mergulhar na ação lúdica. Podese dizer que é o lúdico em ação.
"Brinquedo
e
brincadeira