Criminologia
Pós Graduação em Políticas e Gestão em Segurança Pública
Introdução à Criminologia
Professor: Leonardo Mazzurana
Idney Barreto Portela – Mat. 201310069956
TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA
No que consiste a Vitimologia?
A Vitimologia é a ciência que se dedica ao estudo das vítimas sob os mais variados aspectos: biológicos, sociais, psicológicos, econômicos, políticos, etc. e também ao estudo da “vitimização”; ou seja, ao estudo do papel que a vítima desempenha na relação criminal. A Vitimologia busca também definir se certos indivíduos são mais propensos a vitimização e se há meios de evitá-los.
O primeiro estudioso a se dedicar ao tema foi Benjamim Mendelsohn, a partir da observação do comportamento dos Judeus nos campos de concentração nazista durante a II Guerra Mundial. Mendelsohn se dedicou a pesquisar sobre como as vítimas agem e pensam, e ressaltou a necessidade de se estudar a vítima no seu meio segundo fatores endógenos e exógenos, bem como do ponto de vista psicossocial¹. Seus estudos são considerados como pioneiros e atraíram a atenção de muitos outros estudiosos da criminologia. Segundo Mendelsohn, as vítimas são classificadas como: completamente inocente; menos culpada que o delinqüente; tão culpada quanto o delinqüente; mais culpada que o delinqüente; e unicamente culpada.
Atualmente a Vitimologia dedica-se sobretudo ao estudo das características das vítimas e dos criminosos na tentativa de definição de uma tipologia que possa relacioná-los, a fim de que, uma vez identificadas essas características, medidas possam ser adotadas para reduzir as incidências criminais e também minimizar os seus efeitos.
No Brasil há evidências abundantes de que determinados grupos étnicos/sociais/etários (negros/pobres/idosos) são estigmatizados de forma tal que a sociedade já se acostumou a ver violências contra esses grupos. E isso se dá de forma tal, que as próprias vítimas acabam por aceitar essa violência e até achar normal por exemplo