RELACIONAMENTO DE PESSOAS E ORGANIZA O
A informação e o conhecimento têm sido considerados as armas da atual sociedade. No ambiente de negócios, as empresas bem sucedidas são aquelas que têm as melhores informações ou as que as controlam de forma mais eficaz.
Drucker (1993 p 23) aborda o conhecimento no contexto de uma revolução gerencial que começou a mais de dois séculos: a aplicação do conhecimento é sinônimo de gerencia eficaz. (Drucker apud Carbone 2009 p 80)
As empresas cada vez mais estão percebendo a necessidade de obter profissionais mais qualificados, pois o conhecimento deriva de informações que deriva de um conjunto de dados que as pessoas administram. Segundo CARBONE (2009 p 80), o conhecimento pode ser visto como um conjunto de informações reconhecidas e integradas, ou seja, as pessoas transformam informações em conhecimento.
Chiavenato (2008), por sua vez, conceitua capital humano como uma combinação de dois aspectos: talento e contexto, para o autor o capital humano é uma junção de habilidades, competência e conhecimento, que são atualizados constantemente e sempre estão em desenvolvimento, esse desenvolvimento está ligado de acordo com a cultura organizacional das empresas e o relacionamento entre empresa e funcionários.
RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS E ORGANIZAÇÃO
Nem sempre o relacionamento entre empresa e individuo é agradável para ambas as partes, é normal haver conflitos. Para Argyris apud Chiavenato (p 82)
Enquanto os indivíduos buscam satisfação pessoais ( salários, lazer conforto, horário mais favorável de trabalho oportunidade de carreira, segurança no cargo, etc.), as organizações do mesmo modo têm necessidades (capital, edifícios, equipamentos, potencial humano, lucratividade, oportunidade de mercado, etc.)
Mesmo com as diferenças as empresas e indivíduos dependem uns dos outros para atingir seus objetivos, o capital intelectual é o bem mais valioso da organização os mesmo agregam a organização o individuo com