Criminologia
Crimologia: é a ciência empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vitima e do controle social, do comportamento delitivo, o que trata de subministrar uma informação válida, contratada, sobre a gênese, dinâmica e varáveis principais do crime – contemplando este como problema individual e como problema social, assim como sobre os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou sistemas de resposta ao delito. A Criminologia é uma visão de 360° sobre os seus objetos, não apenas uma visão de “Ser contra” ou a “Favor” de uma punição, desenvolvendo linhas de raciocínio e ultrapassando a linha do senso comum.
Objetos da Criminologia.
O crime ou delito- é fenômeno humano, só existe entre os humanos, e cultural, pois é fruto da cultura e moralidade de um determinado agrupamento. O crime, social na sua etiologia, posto que suscitado pela existência em sociedade, é antissocial nos seus efeitos.
Criminoso ou delinquente- é a pessoa que infringe a norma penal, sem justificação e de forma reprovável. Aos delinquentes condenados e submetidos a um devido processo legal aplica suma sanção criminal, uma pena (privativa de liberdade, restritiva de direitos, multa) que tem como função prevenir e também a repressão do delito.Tipos de delinquentes mais comuns: Ladrão – aquele que se apropria indevidamente de algo que pertence a outros. Assassino – aquele que tira a vida de outra pessoa, sem estar em situação de legítima defesa. Estuprador ou violador – aquele que força outra pessoa a manter relação sexual. Estelionatário – aquele que se aproveita da ignorância de uma ou mais pessoas para obter vantagem para si própria. Sequestrador – aquele que rapta uma pessoa e exige da família um pagamento em troca da libertação dessas. Falsário – aquele que produz dinheiro falso.
Controle social – é o controle que um grupo social