Criminologia
Pontos de Partida: -Cifras Ocultas: Diferença entre o Nº real de crimes e entre o Nº oficial de crimes (real é maior que oficial); -White Collor crimes (crimes do colarinho branco).
Postulados:
A) Ausência de Natureza ontológica(essência do ser) do delito: A conduta não é ruim. (uma conduta em uma sociedade é boa e em outra sociedade é ruim).
B) Seletividade do sistema penal: O Crime está por toda parte. O Crime é bem maior do que o estado consegue conter. É Qualitativa, procuramos por estereótipos, uma classe é perseguida (tal tipo de pessoa tem cara de ladrão, estuprador...)
C) Efeito criminogeno da pena: redução de oportunidade. Efeito de Carreta: você perde oportunidades e não consegue se inserir na sociedade.
Adoção da Teoria dos 4 D:
-Descriminalização: deve-se criminalizar menos possível.
-Diversão: A sociedade deve promover as crianças a Cultura, esporte, lazer para que não chegue ao etiquetamento.
-Devido processo Legal: A pessoa que caiu no filtro do processo penal, deve ser menos desistigmatizante possível.
-Desinstitucionalização: que o estado deve promover a saída da pessoa do sistema penitenciário de tal forma que ela venha a se reinserir na sociedade.
No Filme “Um Sonho de Liberdade” ele relaciona a Teoria do etiquetamento com o personagem que os personagens que não conseguem se desinstitucionalizar.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Teoria do Conflito: Tem Origem Marxista, e Sinônimo de Radical (raiz das palavras, das classes sociais).
Postulados:
A) Fundamento conflictual do Desvio: surge desse conflito que há entre as classes: o conflito para os capitalistas estarem ricos e os trabalhadores continuarem pobres (essa é a grande causa da criminalidade).
B) Maximização da relevância da desviação Secundaria: A carreira