Criminologia
De acordo com a doutrina, o crime é abordado pelo Direito Penal, com a função de selecionar os comportamentos humanos mais gravos e perniciosos à coletividade capazes de colocar em risco valores fundamentais para a convivência social, e descrevê-los como infrações penais. Já a Criminologia é uma ciência que tem como objetivo mostrar os fatores que contribuem para o fenômeno criminal, ou seja, fatos exógenos e endógenos que dizem respeito a psique humana aos motivos internos do indivíduo, o meio externo e o meio social. Para a Criminologia o crime e um fato social que pode ser analisado de vários ângulos, por meios e técnicas.
2. Para a Criminologia, quais são as características do crime? Precisam de alguns critérios necessários para que se reconheçan nos fatos (condições para serem compreendidas coletivamente como crimes, o prieiro ponto é que tal fato tenha uma incidência massiva na população, o segundo que haja incidência aflitiva de fato praticado, o terceiro elemento é que haja persistência espaço-temporal do fato que se imputa de delituoso, por fim o quarto elemento é que se tenha um inequívoco converso a respeito de sua etiologia e de quais técnicas de intervenção seriam mais eficazes para o seu combate.
3. Na visão criminiológica, quem é o criminoso? O criminoso é o ser humano (agente ou sujeito) que pratica infrações penais (crimes) devido as circunstâncias psicológicas, sociais, e outros fatos, que devem ser considerados para a definição de políticas criminais para o desenvolvimento de um conteúdo social.
4. Porque o controle social é importante para a Criminologia?
É importante pois o controle social visa submeter o indivíduo aos módulos e normas comunitários, mostrando aos indivíduos o que é certo e errado, tentando assim evitar crimes. Temos o controle social informal e formal, o informal consiste no