Criminologia
Palavras chave: Anomia, Sociedade, Social, Crime
Realizado por:
Alexandra Flores
Índice
Índice de ilustrações
Introdução
Sendo a Criminologia uma das ciências modernas mais em voga, teve os seus primeiros trabalhos, datados de 1876, com a publicação do médico e cientista italiano Cesare Lombroso da sua “Frenologia – O Homem delinquente”. Porém apenas em 1880 surge como Criminologia pelas obras de e antropólogo francês Paul Topinard e pelo jurista italiano Rafael Garofalo.
Fruto de ideias na Europa do século XIX, especialmente o Positivismo de Augusto Comte e o Determinismo, resultado da complexa transformação das sociais, devido à Revolução Industrial, e grande expansão das cidades europeias, acompanhadas por fenómenos de criminalidade. O que pode ser a explicação para o fato da maioria dos códigos penais dos países europeus terem sido promulgados no final do século.
Ao mesmo tempo que as Teorias vão sendo refutadas ou reformuladas, as experiências e os erros sucedem-se, mas é desta forma que se criam teorias cada vez mais sólidas, na ciência. Na prática é ainda preciso contar com a influência de elementos sociais, culturais e políticos, mas mesmo assim o conhecimento teórico e metodológico sobre o crime tem vindo a aumentar.
Criminologia e a Teoria da Anomia
A palavra Criminologia deriva do latim crimino , que significa crime e do grego logos, que significa tratado ou