epidemiologia
Epidemiologia Descritiva:
Estuda a frequência e a distribuição das doenças e dos parâmetros de saúde das populações. E descrevem os eventos de saúde, tais como doenças, causas de morte e da presença de fatores de risco como, por exemplo, o fumo do tabaco, a poluição do ar, etc. Este é o ramo que usa ferramentas estatísticas tais medições de freqüência (tais como as taxas de incidência ou prevalência , relatórios) e informações de um demográfico . Destina-se a responder a perguntas como: "Quem está doente onde quando??". A epidemiologia descritiva epidemiologia contribui analítica . Os instrumentos de pesquisa utilizados epidemiologia descritiva são:
Estudos ecológicos
Descreve as diferenças entre as populações num determinado espaço de tempo ou num mesmo tempo. Compara as frequências da doença entre os diferentes grupos num determinado espaço de tempo. Informações desejadas são retiradas de registros de dados coletados rotineiramente como fonte de dados oficiais (OMS, registros nacionais...); . São rápidos e de baixo custo, já que dispensam amostragens, entrevistas, fichas ou exames clínicos.
Estudos transversais (estudos são observacional, descritivo).
Epidemiologia analítica
Estuda as relações de causa-efeito entre os fatores de risco e doenças. Continuando o exemplo acima, a epidemiologia analítica procura a ligação entre o fator de risco , por exemplo. "O tabagismo", "poluição", "campo eletromagnético", etc. e o aparecimento de eventuais patologias ligadas a ela (como o cancro do pulmão ,enfisema , tumor cerebral, a mortalidade global, etc.) Principal objetivo visa responder duas perguntas: 1.) Que tipo de "exposição" ou "fator de risco" (campos eletromagnéticos, poluição do ar, desreguladores endócrinos, etc.) que