Criminologia
“A criminologia é um conjunto de conhecimentos que se ocupa do crime, da criminalidade e suas causas, da vítima, do controle social do ato criminoso, bem como da personalidade do criminoso e da maneira de ressocializá-lo. Etmologicamente o termo deriva do latim crimino (crime) e do grego logos (tratado ou estudo), seria, portanto o “estudo do crime”. É uma ciência empírica e interdisciplinar. É empírica, pois baseia-se na experiência da observação, nos fatos e na prática, mais que em opiniões e argumentos. É interdisciplinar e portanto formada pelo diálogo de uma série de ciências e disciplinas, tais como a biologia, a psicopatologia, a sociologia, política, a antropologia, o direito, a criminalística, a filosofia e outros”.
ATIVIDADE EXTRACLASSE
Com base no texto acima, em pesquisas pessoais bem como nos estudos realizados em sala de aula, responda as seguintes questões:
1 - O que é a Criminologia?
Criminologia é o nome dado a um ramo do conhecimento, de cunho empírico (ou seja, construído através de percepções e experiências) que se concentra na ação criminosa, em seu autor, na respectiva vítima e nas possíveis formas de combate do ato delinquente referido. Possui característica interdisciplinar (comunica-se com outras áreas de estudo para formar a estrutura de sua matéria). Sendo assim, muito de seu conteúdo é emprestado de diferentes ramos, nomeadamente a biologia, a psicopatologia, a sociologia, a política, entre outros. É uma ciência interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima, e do controle social do comportamento delitivo.
2 - Do que a Criminologia trata?
A criminologia trata de subministrar uma informação válida, contrastada, dinâmica e variáveis principais do crime, contemplando este como problema individual e social, assim como programas de prevenção e técnicas de intervenção positiva do delinqüente. Trata de uma ciência exata, com respostas definidas sobre o objetivo da sua