Criminologia
- Nas palavras de GIORGIO DEL VECCHIO: "o crime não é simplesmente um fato individual pelo qual deve responder, de modo exclusivo, seu autor, para repará-lo; é também - e precisamente nas formas mais graves e constantes - um fato social que revela desequilíbrios na estrutura da sociedade onde se produz. Em conseqüência, suscita problemas muito além da pena e da reparação devidas pelo criminoso".
- Um senhor visivelmente descontente com a escolinha onde deixava o seu filho por algumas horas teve a grata felicidade de reparar que o garotinho de três anos estava adquirindo hábitos nocivos, os quais deixavam a mostra o fracasso do estabelecimento escolar na complementação da sua educação social. Preocupado, o pai retirou o garoto da escola. A criança ficará aos cuidados de uma babá analfabeta. O pai e a mãe trabalham na área industrial para garantir o sustento da família. Quando saem de madrugada a criança está dormindo e quando voltam a noite criança já está dormindo. O que podemos esperar dessa criança na sua formação social?
- Por outro lado, um pesquisador conviveu com uma família de miseráveis da periferia. Observou que a família era desajustada, desagregada e carenciada. Mãe analfabeta, pai morto por policiais por ter furtado uma garrafa de cachaça e um quilo de feijão, duas tias, uma de 12 anos e 13 anos, ambas grávidas, as quais não sabiam quem era os respectivos pais. No local, mais três crianças (sobrinhos) órfãos e dois primos adultos viciados em entorpecentes. O pesquisador viu apenas miséria, alimentação precária, promiscuidade na mísera moradia de 22 m2, desemprego e subemprego. Perspectivas de futuro? ZERO.
- O descrito acima é apenas uma pontinha do iceberg. A situação social, moral e ética das famílias de classe média e pobres vêem se deteriorando a passos largos nas últimas décadas por contingência do modelo de vida criado pelo atual sistema capitalista predatório e altamente concentrador de rendas.
- Com o