criminalistica
1 INTRODUÇÃO .............................................................................................. 3
2 ELUCIDAÇÃO DE UM DELITO .................................................................... 4
3 LOCAL DO CRIME E SUA PRESERVAÇÃO ................................................ 4
4 CONCLUSÃO ............................................................................................... 6 REFERÊNCIAS ................................................................................................ 7
1 INTRODUÇÃO
Os exames periciais têm como finalidade, constatar as circunstâncias em que ocorreu o delito. Se ocorreu morte por intoxicação; se houve luta corporal; se foi morte violenta; se foi acidente ou teve participação de um ou mais agentes; entre outros.
É o perito quem vai levantar os vestígios componentes do corpo de delito, antes que estes desapareçam, se valendo de observação, descrição e colheita dos vestígios materiais ou fugazes. Dessa forma, poderá formar uma ideia dos acontecimentos, e posteriormente, poder expressar a conclusão num laudo pericial, que trará a elucidação do crime.
Para tanto, a investigação passará por uma série de fases: rastreio, confirmação, quantificação e interpretação. Ou seja, começando pela coleta dos vestígios, analises, e, posterior conclusão dos exames.
Os vestígios, no inicio, são apenas suspeitas, mas, que após análises passarão a ser considerados como certezas. Para estes serem colhidos, o local do delito precisa ter sido totalmente preservado. E, o quanto antes, pois assim não se perderá informações de extremo valor para as conclusões.
2 ELUCIDAÇAO DE UM DELITO
Será por meio da Criminalistica que poderemos identificar os fatos ocorridos em determinado local, bem como as circunstancias do crime. E, será dessa forma que buscaremos a elucidação tanto dos atos, quanto da autoria. Nesses termos, o corpo delito se mostra primordial, por