Criminalidade
Reino:
Plantae
Divisão:
Angiosperma
Classe:
Eudicots
Ordem:
Rosids
Família:
Meliaceae
Género:
Sorbus
Espécie:
Trichilia
Nome binomial
Trichilia emetica
Martin Vahl
O Wikispecies tem informações sobre: Trichilia emetica
Mafurreira (Trichilia emetica) é uma árvore cuja semente tem aproveitamento industrial. Os seus frutos são comestíveis.
É muito comum no sul de Moçambique e em Angola, de que se extrai o óleo chamado mafurra. Serve para fazer embarcações.
Identificação da Espécie
Família: Maliaceae
Nome: Trichilia emetica, Vahl
Introdução
Mafurreira, Trichilia emetica Vahl.
O nome 'Trichilia' palavra de origem grega para "em 3 partes", referindo-se a fruta três lóbulos, e 'emetica' significa com propriedades eméticas.
A Árvore da mafurra é uma valiosa espécie produtora de óleo. Pertence à família Maleaceae e cresce com sucesso em Moçambique. A espécie é bem adaptada a diferentes condições agro-ecológicas, mas é encontrada principalmente ao longo das planícies costeiras no sul do país, onde é frequentemente integrada nas práticas agro-florestais locais.
A Mafurreira cresce principalmente na natureza, mas também é amplamente propagada pelos agricultores especialmente mulheres através de sementes, mudas e porta-enxertos silvestres em explorações agrícolas e nas comunidades. Em áreas urbanas, a mafurreira também é frequentemente usada para fins ornamentais e como uma árvore de sombra.
Mafurreira tem valor cultural e socio-económico significativo em Moçambique, especialmente no sul do país. É a nível comunitário utilizada para cerimónias espirituais que envolvem promessas aos antepassados, e na identificação de túmulos em cemitérios familiares. Além disso, o fruto da mafurreira é amplamente consumido e vendido na época (sazonal - dezembro a fevereiro), especialmente por mulheres.
Existem vários tipos de mafurra principalmente identificados pela cor do pericárpio (a polpa comestível da semente), tais como a vermelha e a