criminalidade e contrle social

917 palavras 4 páginas
Criminalidade e Controle social
Para estudar o crime é necessário o estudo dos atores sociais, não só os criminosos como também os indivíduos que reagem ao crime.
A sociologia da criminalidade é um ramo da Sociologia, cujo objeto de estudo, como o próprio nome indica, é estudar os fenômenos sociais como crime e violência.
A criminalidade poderá espelhar alguma desorganização social, no entanto, o crime pode conter uma organização social, pois implica aprendizagem e socialização. Estamos a falar das subculturas delinquentes, este conceito foi desenvolvido por Cohen, para ele a subcultura é uma “cultura dentro da cultura”.
A expressão controle social tem origem na sociologia. De forma geral é empregada para designar os mecanismos que estabelecem a ordem social disciplinando a sociedade e submetendo os indivíduos a determinados padrões sociais e princípios morais. Assim sendo, assegura a conformidade de comportamento dos indivíduos a um conjunto de regras e princípios prescritos e sancionados. Mannheim (1971, p. 178) a define como o “conjunto de métodos pelos quais a sociedade influencia o comportamento humano, tendo em vista manter determinada ordem”.
Controle social segundo Durkhein
Pode-se afirmar que dentro dos estudos de Durkheim, há uma preocupação com os problemas ligados à manutenção da ordem social e ao fortalecimento da consciência coletiva. Isso pode ser facilmente constatado na obra As Regras do Método Sociológico (DURKHEIM, 1978), como também nos escritos do autor acerca do desvio e do conceito de "anomia". Em linhas gerais, quando Durkheim se refere à situação de anomia (a= sem; nomia= normas); representa-se o que, para ele, representaria um colapso na integração social e na estrutura e funcionalidade da relação indivíduo-sociedade. Neste sentido, anomia seria uma situação de total descrédito e quebra das normas postas, gerando-se uma total desarmonia social, onde os indivíduos desconsideram a consciência coletiva (BARATTA, 2001). No

Relacionados

  • criminologia
    2865 palavras | 12 páginas
  • 1 F Rum Avaliativo ASPVC
    44156 palavras | 177 páginas