criminalidade infantil
Como eles não estão na idade de trabalhar, opitam pela vida do crime e acabam conseguindo o que querem de uma forma errada. Por abandonarem os estudos desde cedo encontram dificuldade em conseguir trabalhos honestos. O crime proporciona para eles uma maneira mais fácil e rápida de conseguir dinheiro e não precisam de muitos esforços.
A grande maioria de desses adolescentes moram em periferias e são atraídos pelo crime organizado, já que não encontram uma oportunidade de trabalho que é consequência da falta de capacitação que a escola e cursos proporcionam. Essa atração faz deles chefes de quadrilhas, o que traz certa adrenalina e poder. Fazendo com que eles se sintam acima de tudo e todos.
Então eles acabam se acostumando com essa certa mordomia e não querem mais sair dessa vida. Uma das coisas que influenciam na criminalidade é as drogas, muitos adolescentes entram para o crime por causa delas, roubam e vendem para ter o dinheiro e poder continuar com esse vicio.
Por trás dessa vida fácil de crimes que levam, nem tudo sai como eles querem. Ou seja, tem suas consequências. Quando são repreendidos cometendo crimes violentos, por serem menores de idade vão para a Fundação Casa e lá estudando e fazendo serviços comunitários até completarem os 18 anos e poderem sair de lá livres sem culpa alguma.