Criminalidade Infantil
Grupo:
Ludimila Mesquita
Luciana Dellagnolo
Rafaella Pinheiro
Bianca Azevedo
Stephane Guedes
Motivação para o ato infracional
Objetivos:
Geral - analisar o que leva os adolescentes a cometerem atos infracionais.
Específico – compreender o porquê destes atos;
Entender a influência dos amigos na prática do delito;
Analisar a relação familiar desse adolescente;
Investigar se os jovens fazem uso de drogas;
Analisar se estes estão na escola.
Justificativa simples:
O que nos motivou para a escolha deste tema foi à preocupação com o futuro do nosso país e dos nossos jovens. Essa preocupação nasceu ao percebermos que muitos deles estão se perdendo no mundo da criminalidade, por encontrarem facilidade ou por não acharem outra escolha ou por terem referencias nesse meio. Por tanto com esse aumento da taxa do ato infracional tivemos a curiosidade de entrarmos nesse mundo para termos um conhecimento e uma compreensão melhor do que os levam a esse mundo.
Relevância Social
Ao iniciarmos esta pesquisa, percebemos o quanto a criminalidade no Brasil tem sido um grande desafio para a sociedade. A desestrutura familiar e a falta de investimento em educação de qualidade tem feito com que crianças e adolescentes vão para as ruas em busca de uma falsa liberdade através das drogas, optando assim pela vida no crime.
Constatamos também que é de suma importância entendermos um pouco da origem da criminalidade infantil que vem se desenvolvendo desde séculos passados até hoje. Tudo começou na Primeira República, onde a principal mudança no cotidiano infantil ocorreu devido a libertação dos escravos no final do Império e pela chegada de imigrantes europeus ao Brasil. Durante este período os ex-escravos e principalmente as crianças permaneceram tão abandonados quanto no Império, passando a perambularem pelas estradas e cidades e se aglomerando e