ditadura milita
Originalmente a favor da redução da tarifa do transporte público, os protestos ganharam força e novas reinvindicações surgiram com o passar dos dias. Mas você sabe responder a qual movimento pertence os recentes acontecimentos? Seria uma revolta popular ou um movimento revolucionário?
Protestos pelo Brasil
São Paulo Rio de Janeiro Brasília Belo Horizonte Curitiba Porto Alegre Salvador Movimento Passe Livre foi criado por membros do PT, em Florianópolis
Especialistas em história ouvidos pelo UOL explicam que apesar de alguns atos de violência, o que o Brasil presenciou não pode ser considerado um movimento de revolta, muito menos de revolução. Os protestos se enquadram dentro de manifestações de caráter popular.
Entenda a seguir as diferenças entre os conceitos explicadas por Tania Regina de Luca, professora do departamento de história da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Assis, e Célio Tasinafo, doutor em história social e diretor pedagógico da Oficina do Estudante.
Manifestação
Em uma manifestação é possível ser a favor ou contra uma situação concreta. Ela gira em torno de algo pontual e seu alcance é circunstancial e muitas vezes serve para dar início a processos mais amplos, explicam os especialistas.
“No golpe militar de 1964, por exemplo, tivemos uma série de manifestações como a marcha da Família com Deus pela Liberdade, que era a favor da tomada do poder. E tudo com o apoio de boa parte da população. Neste caso, tivemos manifestações de apoio”, afirma Tania.
Outro exemplo de apoio a uma causa foram as