Criminal Stica Forense
A Criminalística Forense pode ser definida como um conjunto de áreas da ciência que atuam com o objetivo de solucionar, de forma legal, crimes e auxiliar em investigações. A ciência forense em questão não é única, mas dependente de uma série de componentes essenciais para a resolução dos problemas.
Quando crimes ocorrem – sobretudo os violentos – uma equipe é acionada para analisar os vestígios e pistas deixadas, cada profissional atuando em suas especialidades, mas em conjunto com os demais. Assim, tudo o que puder ser colaborativo para a resolução do crime é coletado e analisado: sangue, cabelo, tecidos, sêmen, e outros vestígios são levados ao laboratório para que os profissionais possam analisar cada evidência.
Com as investigações e tecnologias forenses, os crimes são solucionados de forma mais precisa, eficaz, e em menor tempo que em uma pesquisa normal. E, como foi dito, são necessários peritos de cada área da ciência para que o trabalho possa ser cumprido de forma colaborativa e exata. Nos EUA as pesquisas são ainda mais aprofundadas, inspirando séries criminais norte-americanas, tais como CSI: Crime Scene Investigation, Criminal Mind, Body of Proof, dentre outras. Compõem a criminalística forense, áreas como Antropologia, Criminologia, Entomologia, Odontologia, Patologia e Psicologia, dentre outras, confira abaixo mais sobre elas.
Áreas da Criminalística Forense
Medicina Forense: Da ficção para a realidade, muitos detalhes e posicionamentos são diferentes. Porém, assim como nas séries, a criminalística forense requer muita disciplina e foco de cada perito, cada qual com o seu talento. A Medicina Legal é uma especialidade médica e jurídica, destinada a colocar em prática conhecimentos da medicina, afim de esclarecer fatos sobre os crimes cometidos. A Psiquiatria forense é uma sub-área que abrange tanto a lei, quanto a psiquiatria.