ATPS Teoria Geral De Administra O
1.1 - Taylor
Taylor nasceu nos Estados Unidos em 20 de março de 1856 e é considerado o pai da Administração. Iniciou sua carreira como operário Midvale Steel Co passando a capataz, contramestre. Na época vigorava o pagamento por peça ou por tarefa. Os patrões de um lado tentavam ganhar o máximo na hora fixar o preço da tarefa já por sua vez os operários reduziam o ritmo da produção tentando contrabalancear.
O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro Shop Management (1903), que fala sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-time Study).
Em essência, Taylor diz, em Shop Management, que:
1. O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção.
2. Para realizar tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris.
3. Os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam ser cumpridas.
4. Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa para que a produção normal seja cumprida.
5. A Administração precisa criar uma atmosfera de íntima e cordial cooperação com os trabalhadores para garantir a permanência desse ambiente psicológico.
As ideias do primeiro estudo de Taylor foram repetidas com palavras um pouco diferentes no livro de 1911 Os Princípios da Administração Científica sintetizando os objetivos da administração cientifica:
- princípios científicos em substituição ao empirismo: com o objetivo de instituir a prática administrativa científica, baseada em princípios e não no processo de tentativa sob risco;
- divisão do trabalho: determinando, através das regras básicas, a divisão em diferentes etapas das diversas