Criação e Redação Publicitária
Saia e Blusa: Trata-se do mais clássico dos formatos e separa claramente a parte visual da textual. É formado um conjunto, por exemplo: Em cima, imagem e embaixo, texto.
(A imagem fica acima do texto explicativo/informação e embaixo, segue o texto).
Imagem Sangrada: Sangrar uma imagem, significa imprimir até a marca de corte do papel ocupar todo o espaço do anúncio com a imagem.
Boxes: é uma diagramação mais contida, que tende a transmitir uma imagem mais conservadora da empresa.
(Um novo conceito de serviço hospitalar para o Hospital do Coração, HCOR).
All Type (tudo letra): Trata-se anúncios diagramados apenas com texto, sem imagem. É a escolha da tipografia, ou seja, o estilo da letra ao ser utilizada, e das cores.
(Propaganda feita apenas com letras e palavras, sem necessariamente precisar de alguma explicação. Segue, na imagem, o logotipo/marca da empresa).
Anúncio 1+ 1=1: A imagem apresenta a mesma mensagem trazida pelo título. Com isso, o consumidor, após receber duas mensagens, fica com equivalente a um único conteúdo (1+1=1). Encontramos esse tipo de relação em anúncios que acreditam que a repetição é a forma mais eficaz de lembrar o consumidor de determinada marca.
Se trata de um sistema bastante ineficaz, pois o execesso de redundância torna a peça chata, repetitiva e desinteressante.
Anúncio 1+1=2: É o formato mais comum em publicidade. Nesse caso, o título traz uma informação que é completa pela imagem. Há interlocução entre as partes e o consumidor percebe que o título e imagem se completam. Essa percepção das partes que compõem a peça de comunicação dá ao leitoruma compreensão da ideia que está sendo transmitida e da correlação entre ela e o produto ou serviço anunciado. Aqui há uma percepção de uma série de elementos visuais e textuais que compõem o anúncio e, por consequência, criam um universo conceitual em torno da marca anunciante.
(A imagem já diz tudo: O conjunto de mãos, forma uma uma casa. O