ATPS Criação e Redação Publicitária
Apresentaremos a seguir imagens/capítulos onde o anúncio (imagem/ mensagem) mostra, de forma clara e objetiva, as estratégias de persuasão utilizadas pela publicidade.
Desconstruímos cinco destes, examinando as características de cada um de seus elementos e analisamos todos os tipos de anúncio ao mesmo tempo em que correlaciona os aspectos da redação publicitária aplicada a cada uma das mídias.
Cada um propõe o uso de diferentes estratégias de mensagem para cada situação de comunicação. Ao levar em consideração às estratégias de persuasão do texto publicitário, desperta-se no leitor a consciência da importância de se fazer a leitura de campanhas/anúncios atendo-se não apenas ao texto, mas, também, à imagem.
À parte, será apresentada uma pasta com 23 anúncios e cada qual com seu significado dos termos.
2 SIGNIFICADOS DOS TERMOS
1. Saia e blusa: é o mais clássico dos formatos. Separa claramente a imagem do texto. A divisão é clara, formam um conjunto. Não necessariamente o texto completará a imagem, talvez a ligação seja forte e de total ligação, como em um anuncio 1+1=1.
2. Imagem Sangrada: é o tipo de anúncio onde se imprimi até a marca do corte do papel, ocupando todo o espaço do anúncio com a imagem.
3. Boxes: é o oposto da imagem sangrada, pois as imagens ficam retidas, é uma diagramação mais contida, transmitindo uma imagem mais conservadora da empresa. A escolha dos lugares em que os elementos vão ser colocados tem grande importância na construção do significado.
4. All Type: esse formato está diretamente correlacionado com o redator. Trata-se de um anúncio diagramado apenas com o texto, sem imagem. No máximo, pode-se escolher a tipografia (o estilo e as cores da fonte).
5. 1+1=1: é um dos mais simples, há grande redundância, pois a imagem apresenta mesma mensagem do título. É encontrado em anúncios que acreditam que a repetição é a forma mais eficaz de lembrar o consumidor de determinada marca. Eles costumam trazer