conceitos da publicidade
RA n.º 5876164990
ATPS
ETAPA 2
(Ricardo Neves)
SÃO PAULO
Nesta segunda etapa da ATPS será realizado um breve resumo de no máximo 2 paginas dos capítulos 6 e 7 o livro; Redação publicitária – Sedução pela palavra .
Neste resumo deve conter também os métodos e formas mais utilizadas para capturas a atenção dos consumidores, bem como a diferença entre formatos como: anúncios de oportunidade, teaser, informe publicitário, comunicado e anúncio institucional.
Muito raramente a publicidade convence alguém de algo, quase na totalidade das vezes ela persuade. Persuadir está mais ligado a encontrar pontos em que o consumidor já concorda trazendo-o para o produto em questão. Havendo uma associação entre a mensagem e o pensamento lógico do consumidor, criando um elo, uma ligação, que o receptor encontra semelhanças entre ele e a mensagem. O processo de persuasão mais antigo criado por Aristóteles (384 A.C.) baseia-se em 4 etapas: exórdio, chamar a atenção do consumidor, Narração que é o ato de envolver a pessoa no conteúdo a ser passado, Provas que é a afirmação técnica do que foi narrado e Peroração que nada mais é que reafirmar a mensagem, visando ressaltar a marca anunciante.
Em um anuncio tradicional o Exórdio teria a função do titulo ou imagem do anuncio, com a função de despertar interesse do receptor, a narração pode aparecer na imagem, também poderia ser o início do texto. As provas caracterizadas pela argumentação lógica, pode ser comparada ao meio do texto e por fim, a Peroração associada ao desfeche da peça, que pode ser comparada ao slogan, assinatura ou logomarca do anunciante.
Este modelo criado por Aristóteles deu margem a criação de outros modelos de persuasão, que foram aperfeiçoadas e remodeladas diversas vezes se adaptando a realidade de cada época. Um ponto que é evidente nos tempos modernos é que não basta apenas apresentar um produto, descrever