Criatividade e inovaçao
2) Hill e Amabile consideram ainda que a inovaçao organizacional, de forma similar à criatividade individual, tem os seguintes componentes basicos:
Recursos – dizem respeito a fundos, materias, pessoas e informaçoes disponiveis para se realizar o trabalho. Tais recursos, entretanto, podem ou não ser usados de forma criativa.
Tecnicas – Incluem competencias no gerenciamento da inovaçao, presentes nos distintos niveis da organizaçao e voltadas para a concpeçao, desenvolvimento e implementaçao de ideias criativas.
Motivaçao – Esse fator é considerado o componente mais importante tanto no nivel individual como organizacional. Lembram Hill e Amabile que os recursos e competencias de gerenciamento tornam a inovaçao possível, considernando, entretanto, que o elemento catalisador é a moptivaçao para inovar.
3) Organizaçao Criativa – Uma organizaçao que valoriza o pontecial para a competencia, responsabilidade e açao, indo de encontro com a pratica presente em nossa sociedade de promover um constante desperdicio de potencial criativo.
4) Modalidades de barreiras à inovaçao:
Barreiras estruturais – Varias são a formalizaçao, ou seja, ao grau em que a organizaçao enfatiza o seguimento de regras e procedimentos no desempenho do papel de cada um de seus menbros.
Barreiras sociais e politicas – Dizem respeito às normas e influencias de poder dentro das organizaçoes.
Barreiras processuais – referem-se a procedimentos e regulaçoes que frequentemente enibem a inovaçao.
Barreiras de recursos – à carencia de profissionais, recursos financeiros e informaçoes que possam subsidiar tanto a introduçao da inovaçao quanto a sua implementaçao.
Barreiras individuais, atitudinais – caracteristicas dos menbros individuais da organizaçao, embora possam ser tambem resultanto do clima predominante no ambiente de trabalho.
5) Fatores Inibidoras:
Autoritalismo – predominancia de