CRIATIVIDADE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO PEDAGOGIA 7º PERIODO
PEDAGOGIA
JOSILAINE RAFAELA RODRIGUE PINTO
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Curvelo
2015
JOSILAINE RAFAELA RODRIGUES PINTO
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino de História e Geografia, Ensino de Matemática, Ensino de Ciencias Naturais e Saúde Infantil, Estágio Curricular Obrigatório III: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Seminário VII
Profs. Cyntia França, Lilian Gaviolide Jesus, Keila Tatiana Boni, Andreia de Freitas Zômpero, Vilze Vidotte Costa, Rosely Montagnini.
Tutora eletrônica: Simoni Cristiane Parpineli da Silva
Tutor(a) de sala: Luzitânia Craneiro Santiago
Curvelo
2015
Introdução A Criatividade: leitura do artigo de Nunes e Santos 2012 (O professor e a formação docente: a criatividade e as crenças educativas onde estão?) e o livro de Ostrower, Fayga de 1977(Criatividade e Processos de Criação). O tema que se discute nos textos da proposta pedagógica vem trazendo uma informação e discutindo um assunto bem interessante a respeito dos estudos voltados para o mesmo na área da psicologia educacional almejando novas ideias para se trabalhar. É importante lembrar que nossa vida é cheia de ideias que veem da criatividade e se torna criação, e que muitas vezes nem percebemos a dimensão que isso toma em nossas vidas simplesmente pelo fato de ser tão pouco lembrado que atrás de tudo tem um por que e que é assim que se formam sociedades. Como podemos ver, na educação é o lugar onde mais se manifestam as ideias, criatividades e criações. Podemos dizer que nossa vida é constituída de criatividades vindas por diversos pensamentos de diferentes pessoas, pois o ser humano é capaz de desenvolver seus próprios raciocínios e nunca ser exatamente igual a outro.
2. DESENVOLVIMENTO Este artigo teórico tem o objetivo de refletir sobre a criatividade e as