Criar e recriar o mundo as artes
Entidade: PAC Sagrado Coração de Jesus
Público Alvo: Alunos do Mini e Maternal
Duração: Anual
1. Tema: Criar e Recriar – O Mundo as Artes
2. Embasamento Teórico
Segundo o Referencial Curricular Nacional, no que diz respeito aos conteúdos para educação infantil; “(...) o referencial concebe os conteúdos, (...) como um meio para que as crianças desenvolvam suas capacidades e exercitem sua maneira própria de pensar, sentir e ser, ampliando suas hipóteses acerca do mundo ao qual pertencem e constituindo-se em um instrumento para a compreensão da realidade.”. O Documento também descreve na Modalidade de ensino de Artes Visuais que, “As crianças têm suas próprias impressões, ideias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. Tais construções são elaboradas a partir de suas experiências ao longo da vida, que envolvem a relação com a produção de arte, com o mundo dos objetos e com seu próprio fazer. As crianças exploram, sentem, agem, refletem e elaboram sentidos de suas experiências. A partir daí constroem significações sobre como se faz, o que é, para que serve e sobre outros conhecimentos a respeito da arte.”.
3. Justificativa
A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais, ela possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade.
O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância e a arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma. As artes estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso, ao pintar objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode se utilizar de expressões artísticas.
4. Objetivo Geral
No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança