imprecionismo
O Impressionismo foi desenvolvido na França na década de 1870 por um grupo de artistas que pintaram cenas que combinavam cor e luz para formar paisagens sonhadoras e inarticulados. Monet, Renoir, Degas e Gauguin são os pintores mais famosos deste período e hoje seu trabalho está exposto nos museus de arte do mundo. Apresentar a arte às crianças é vital para um currículo escolar completo; aprender arte pode construir a auto-estima e promover a sensibilidade cultural.
Aquarelas
Muitas crianças têm experiência com aquarelas desde muito cedo, pois o meio é simples de trabalhar e exige pouco em termos de materiais e ferramentas. Construa uma lição em torno deste estilo familiar da pintura apresentando seus alunos a Claude Monet. Apresentar à classe imagens de "Lírios D´ Água" ou "Pilhas de feno” e discuta a diferença na aparência da pintura quando vista de longe em relação à perto. Examine as pinturas com eles e explique a técnica de Monet de usar cores vivas e pinceladas para criar um clima. Cada criança pode então tentar recriar seu Monet favorita em uma grande folha de cartolina. Dependendo da idade das crianças, você pode querer marcar linhas com fita adesiva e pintar passo a passo para evitar que as cores se misturem muito.
Arte com lixa
Para as crianças um pouco mais velhas, pintura com lixa é uma forma rápida de obter um efeito impressionista usando lápis de cor. Em um pedaço de lixa média, faça seu desenho em lápis de cera, tomando cuidado extra para pressionar duro para que a cor fique em todos os cantos e recantos da lixa. Um desenho unidimensional simples irá funcionar melhor, mas as crianças podem são livres para usar quantas cores quiserem. Em seguida, coloque algumas folhas de jornal sobre a superfície de trabalho e coloque a lixa para cima com a parte que lixa/lado para desenhar voltado para cima. Coloque uma folha de cartolina branca ou papel cartão em cima da lixa. Por último, passe o papel branco a