BREVE HISTORIA DA ARTE
Considerado um período de grande influencia cultural, artístico e literário, o Romantismo iniciou-se no final do século XVIII e, consequentemente espalhando-se por todo o mundo.
Fortemente influenciado pelo Iluminismo, o Romantismo apresenta o homem a partir das suas emoções, valorizando a liberdade de criação, o amor platônico, imagens religiosa e, sobretudo a individualidade de cada um, que inevitavelmente compõe o processo de socialização.
O Romantismo é um período que prioriza a capacidade do homem, a sensibilidade é considerada um componente artístico sendo inserida na vida cotidiana das diferentes classes sociais, adequando-se a realidade e usando das próprias experiências do homem. Havia sempre um lado que expressasse as emoções, uma inspiração.
Mesmo não sendo considerado o berço do Romantismo, a França tornou-se o cenário principal para os grandes artistas, alavancando as ideias românticas por toda Europa. Esse movimento acabou recebendo influencia da Revolução Francesa, cujo objetivo era a Liberdade, Igualdade e Fraternidade, reforçando ainda mais as característica “românticas”.
A literatura foi avassaladora, atingiu um grande publico, do estilo eu lírico, sempre passeou pelas metáforas e situações utópicas, permitindo uma doce interpretação da vida. Por isso, posso afirmar que o Romantismo influenciou a formação sensível do homem frente à sociedade a qual está inserido. Deve-se a esse período a possibilidade de expressar as mais intimas emoções através da arte.
ARTE ACADÊMICA NO BRASIL
Baseado nos princípios das artes plásticas europeias surge no Brasil à arte de forma institucionalizada, que apresenta como objetivo a capacidade realçar a realidade e prevaleceu entre os séculos XIX e XX. A primeira Escola de Artes foi fundada por DOM João VI, influenciado por grandes nomes da Arte oriunda da França.
Portanto, uma das características gerais da pintura acadêmica é seguir os padrões de beleza da Academia de Belas Artes, ou seja, o