crianças e adolescente, criação de vinculos
NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Regiane Ibanhez Gimenes BERNI1 (LAEL /PUC - SP)
RESUMO: Este artigo discute o conceito vygotskyano “mediação”, bem como as implicações que tal conceito traz para a rotina do fazer pedagógico. A ênfase estará na compreensão de um conceito e ao mesmo tempo de um instrumento metodológico de intervenção. Além do próprio
Vygotsky, outros autores que contribuem para a discussão sob o quadro da teoria sóciohistórico-cultural estarão presentes.
ABSTRACT: This article argues the vygotskyan concept “mediation”, as well as the implications that such concept brings for the pedagogical routine. The emphasis will be on comprehension of one concept and at the same time of a methodological instrument of intervention. Beyond Vygotsky, it will be present other authors who contribute for discuss under the board of social- historical - cultural theory.
1. Introdução
Neste artigo será discutida uma proposta de organização da prática pedagógica dentro do quadro da teoria sócio-histórico-cultural, na qual o conceito vygotskyano da mediação terá ênfase especial, por ser ele central na teoria de Vygotsky (Daniels, H. 2003: 9 e 24). A partir dele, tratarei de vários outros conceitos que são fundamentais para a discussão.
O desafio aqui é propor um caminho teórico/prático que contribua para a ação de educadores no propósito de qualificar uma prática voltada a uma formação cidadã, na qual se considera e se valoriza todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem2, isto é, uma visão de trabalho educativo que tem na colaboração um meio de ação.
Na representação a seguir há uma organização do que será tratado, numa interligação seqüencial lógica de conceitos que julgo necessários para a discussão proposta.
1
E-mail para contato: lberni@ig.com.br
O termo ensino-aprendizagem é a tradução da palavra russa obouchenie, utilizada por Vygotsky no sentido de representar “tanto os processos de