Crianças, natureza e educação infantil - resumo crítico
Essas respostas foram buscadas através da pesquisa de campo realizada nos Centros de Educação Infantil de Blumenau/SC onde o objetivo era a identificação e compreensão do desequilíbrio ambiental e a forma em que essas crianças de “cativeiros” viviam em sua realidade cotidiana. Assim, esse sentimento de distanciamento das salas de aula com o mundo natural gerou o objeto de estudo.
Nesse objeto de estudo a tese trabalha nas relações entre seres humanos e natureza nos espaços de educação infantil trazendo reflexões e contribuições sobre novas formas de viver, sentir e pensar a vida na terra, cuja espécie humana está se autodestruindo; Que o modelo capitalista vem desenvolvendo um desequilíbrio ambiental, desigualdade social e sofrimento pessoal. As creches e pré-escolas são espaços favorecidos para aprender-ensinar porque é neste local que as crianças colhem suas primeiras impressões do viver. Faz-se refletir sobre como educar uma criança alegre e solidária num mundo individualista, competitivo e destruidor da biodiversidade, onde as crianças são mantidas, a maior parte do tempo, em espaços fechados, não se movimentam livremente nos pátios em contato com o sol e a terra.
Não basta ensinar a criança a pensar o mundo e a compreender os processos naturais e culturais, mas se faz necessário que elas aprendam a preservá-lo, percebam que o homem faz parte da natureza. E para que isso ocorra é necessário, desde a creche, fazer com que o