Crianças invisíveis
SERVIÇO SOCIAL
Alexandra Rios Oliveira
Gilmara Silva de Souza Oliveira
Odilon OLiveira da Rocha
Sirlene Mota dos Santos
Atividade interdisciplinar – grupo
JACOBINA-BA
2011
Atividade interdisciplinar – grupo
“O Ato infracional como expressão de violência urbana.”
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Prof.: Linéia Rampazzo, Geane, Gleiton, Rosane
Tutora eletrônica: Vanessa Estábele
Turma: A Unidade: 1
JACOBINA - BAHIA
2011
Introdução:
Este trabalho explora e conclui sobre o tema: O adolescente e o ato infracional como expressão da violência urbana, especificamente no município de Capim Grosso, localizado no sertão da Bahia, com área de 350,032 Km², distante 272 Km da capital Salvador, com uma população de 26 529 habitantes, distribuídos na zona urbana e nos quatro povoados (Água Nova, Caiçara, Pedras Altas e Peixe) .
O mesmo contempla descrição e análise das atividades desenvolvidas pelos programas que atendem adolescentes que cometeram o ato infracional no município, apresenta ainda uma reflexão a partir dos dados levantados, bem como reflete sobre a adolescência segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente e sobre as medidas sócio -educativas e protetivas de acordo com o ECA.
Desenvolvimento:
No município de Capim Grosso, existem centros que desenvolvem atendimento que inclui o adolescente, promovendo medidas protetivas e sócio-educativas, sendo eles o CREAS , CRAS e o Conselho tutelar. O CREAS – Centro de Referência Especializa de Assistência Social, uma unidade pública estatal responsável pelo atendimento às famílias e aos indivíduos com seus direitos