Crianças - Guloseimas na Medida
Junho e julho serão meses de férias. E saber o que fazer com as refeições das crianças nos dias de descanso não é tão simples. Em algum momento elas ficarão em casa, em frente à TV e, em geral, comendo salgadinhos e bebendo refrigerantes.
Tudo delicioso e até merecido, mas é preciso impor limites.
Esse tipo de alimento, não pode substituir as refeições. Se os pais não impuserem limites, as crianças vão comer guloseimas o dia todo.
A melhor opção é sempre negociar. Não adianta proibir as guloseimas; nas férias a fuga da rotina é merecida, mas sem perder o controle.
Pode reservar um dia da semana para a sessão pipoca, por exemplo, com um filme que os pequenos gostem o que não pode acontecer é ter lanches como sanduíches no almoço, sessão pipoca à tarde e macarrão instantâneo no jantar.
Escolhas inteligentes
Na hora de preparar as refeições das férias dá para ser flexível. Café da manhã, almoço e jantar devem ser mantidos, mas o lanche da tarde pode ser mais caprichado. Envolver as crianças no preparo, além de ser divertido, pode ajudar no hábito da alimentação saudável. Elas podem escolher os recheios dos sanduíches e as frutas que vão virar suco ou salada. É uma atitude bastante positiva que aguça a curiosidade das crianças.
Confira algumas dicas para aliar férias e boa alimentação:
Biscoitos - evitar os recheados e aqueles do tipo Wafer. Eles possuem gordura trans altamente prejudicial à saúde. Além de ricos em gordura, esse tipo de biscoito é bastante calórico. Ofereça os biscoitos sem recheio, mas limite a quantidade de biscoitos por dia.
Salgados - prefira sempre os assados, por serem menos calóricos. Cada grama de gordura tem 9 calorias; portanto os salgados fritos não devem ser consumidos por crianças. Pipoca de micro-ondas - as opções light têm menor teor de gordura, mas nem por isso devem estar presentes todos os dias na alimentação das crianças. É recomendado o consumo uma vez por semana, desde que não seja