Obesidade e classes Economicas
THIAGO VOLTOLINI
SIMONE SIMIONATO
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de avaliar as refeições dos alunos do ensino fundamental de uma escola municipal do bairro Jardim Paraíso da cidade de Joinville. A avaliação foi realizada no dia 12 de Maio de 2014. Com base nisso, será verificado a qualidade da alimentação ingerida pelos estudantes em suas refeições, considerando a ingestão de frutas e verduras, carnes, leite e derivados e guloseimas.
Palavras-chave: alimentação, carnes, classes sociais, DCT, DCS, frutas, IMC, leite.
1. INTRODUÇÃO
Em maio de 2014, foi visitado o Colégio Municipal Rosa Maria Berezoski Demarchi, situado à Avenida Júpiter, 839 no bairro Jardim Paraíso, da cidade de Joinville, onde foi levantando dados com alunos entre 13 e 16 anos de idade que cursavam o ensino fundamental.
A pesquisa foi feita através de entrevista com os estudantes, levando em conta dados pessoais (nome, idade, sexo), dados antropométricos (peso, altura, IMC etc.), condições financeiras dos pais dos alunos entrevistados - através do critério de classificação econômica do Brasil, grau de instrução de familiares, e seus alimentos consumidos com base numa tabela fornecida pela Universidade.
Com base nas informações levantadas será feito um comparativo da qualidade e quantidade de alimentos ingeridos pelos estudantes, considerando sua situação social.
2. ANÁLISE DOS DADOS
A escola desempenha hoje importante papel na formação dos hábitos alimentares dos estudantes, pois é nesse meio onde crianças e adolescentes permanecem por expressivo período de tempo diário. Contudo, os programas de educação nutricional devem ir além das atividades em sala de aula. É fundamental que a escola propicie condições de concretização dos conceitos relativos ao tema, apresentados aos alunos (LOIOLA, et. al., 2012).
Com base na pesquisa realizada na escola, foi analisado os dados dos alunos pertencentes às