“Crianças abandonadas no brasil: um problema social ou político?”
GELMA PEREIRA SOUZA FERREIRA
“CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?”
Olho D’Água das Flores
2012
GELMA PEREIRA SOUZA FERREIRA
“CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?”
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como pré – requisitos para obtenção de nota do II Periodo.
Profs. Lisnéia Rampazzo Giane Albiazzeti Gleiton Lima Rosane Malvezzi
Olho D’Água das Flores
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------04
DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------------------------------------05
CONSIDERAÇÕES FINAIS----------------------------------------------------------------07
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS------------------------------------------------------08
04
INTRODUÇÃO
Abandonar, uma palavra que surge a partir do latim "bannun" (proclamação) chegando a expressão em francês "mettre à bandon" que seria algo como "posto em proibição" acabou gerando uma significância curiosa como "alguém colocado sob controle de outra pessoa" e saindo como "desistir absolutamente de algo ou alguém".
Sabe-se da existência de casos de abandono de crianças em praticamente todas as grandes civilizações da Antiguidade. Na tradição judaica, dois exemplos fortes e centrais de abandono aparecem nas escrituras do Antigo Testamento – Ismael e Moisés. Na Bíblia, bem como no Talmude, há numerosas alusões ao abandono de bebês, o que mostra a freqüência do costume. A mitologia e a filosofia também mencionam. Édipo, filho de Laio e Jocasta, Júpiter, deus da Luz, Hércules e Esculápio (filho de Apolo) são alguns exemplos.
Contudo, no Brasil, é grave o caso do menor abandonado, sendo que a falta de cuidados, a falta de informações e a pobreza, são os principais fatores para o crescimento deste índice que não para de