Crianças abandonadas no brasil: um problema social ou politico?
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Crianças abandonadas no Brasil: um problema social ou político?
PIRAPORA
2012
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
LUCAS GONÇALVES DA SILVA
Crianças abandonadas no Brasil: um problema social ou político?
Trabalho apresentado às disciplinas de Psicologia Social, Fundamentos Históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social, Sociologia e Filosofia.do Serviço Social da Universidade Norte do Paraná- UNOPAR.
PIRAPORA/ 2012
Crianças abandonadas no Brasil: um problema social ou político?
LUCAS GONÇALVES DA SILVA
RESUMO
O título desse artigo é Crianças abandonadas no Brasil: um problema social ou político? Através desse trabalho se pretendeu responder ao seguinte problema: Em que medida o Brasil evoluiu no sentido de proteção social à criança e ao adolescente em situação de abrigo? A principal finalidade desse trabalho é analisar à luz do contexto histórico e social, a questão da criança abandonada no Brasil. Para que se pudesse alcançar o objetivo proposto utilizou-se como recurso metodológico o estudo exploratório que tomou forma de artigo de revisão. Os principais autores que deram sustentação a esse trabalho foram: Leite (2001), Carola ( 2004), Carvalho ( 2004), entre outros. Concluiu-se através desse trabalho que: Através do ECA o Brasil evoluiu muito no que tange à proteção social à criança e ao adolescente em situação de abrigo trouxe, no cenário político e social brasileiro, a convicção de que tanto a criança quanto o adolescente são sujeitos de direito assim como o adulto.
Palavras chave: Criança. Abrigo, Direito. Social. Abandonada
INTRODUÇÃO
O presente artigo versa sobre o tema do abandono e institucionalização de crianças no Brasil, fazendo um resgate histórico e social do processo de institucionalização no País à luz da legislação brasileira, tendo por base o contexto sócio político do país. O título desse artigo é Crianças