CRIANÇA COM DISLEXIA
Autoras: Raquel Gonçalves de Morais do Amarante – leuquarmorais@hotmail.com
Daiana Nunes Pereira de Matos – daianatipo10@hotmail.com
Orientadora: Leiry Máira Coelho Pires de Carvalho - leirymaira@ig.com.br
FIU – Faculdades Integradas Urubupungá
Endereço: Av. Cel. Jonas Alves de Mello, 1660– Bairro:Centro– Pereira Barreto-SP
INTRODUÇÃO
Há milhões de pessoas com algum tipo de necessidade especial. As necessidades especiais podem ser: mental, auditiva, visual, física, ou deficiências múltiplas. Deste universo, acredita-se que, pelo menos, noventa por cento das crianças, na educação básica, sofram com algum tipo de dificuldade de aprendizagem relacionada à linguagem: a dislexia é a de maior incidência e merece toda atenção por parte dos gestores de política educacional, especialmente pelos professores.
Dislexia, caracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado.
Como qualquer fator que possa interferir no bom andamento da escolarização, o diagnóstico precoce da dislexia é de fundamental importância.
Refletir sobre a ação educativa é fundamental pra detectar erros e encontrar novos caminhos para a melhoria do ensino-aprendizagem.
OBJETIVO GERAL
Visa coletar informações sobre a dislexia que possa contribuir para a definição, análise e identificação de seus sintomas e consequências.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conceituar a dislexia;
Analisar as consequências da dislexia na vida escolar e na sociedade;
Identificar as possibilidades de uma intervenção precoce;
Apontar métodos que possibilitam a aprendizagem do disléxico;
METODOLOGIA
A metodologia adotada trata-se de uma revisão bibliográfica, que consta de uma abordagem teórica elaborada a partir de uma consulta de autores preocupados com a questão da educação dos alunos com algum tipo de