Criacionismo e religioes
ECOLOGIA E RECURSOS NATURAIS
TEORIA DA EVOLUÇÃO - CRIACIONISMO
ITABIRA
2014
Introdução
Foi feito um sorteio em sala de aula, com diversos temas e nosso grupo ficou responsável em está falando um pouco sobre a teoria da evolução – criacionismo.
Conceitualmente, o criacionismo é uma forma de explicação sobre a origem do mundo onde se busca atribuir a constituição das coisas à ação de um sujeito criador. Essa questão sobre as origens do homem remete a um amplo debate, e que ganhou espaço em diferentes culturas espalhadas pelo mundo e apareceu muito antes que o discurso científico viesse a tratar dessa questão, no qual filosofia, religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a existência da vida humana e, implicitamente, por que somos o único espécime dotado de características que nos diferenciam do restante dos animais.
Existem várias teorias evolutivas, as teorias de Lamarck, de Darwin. Atualmente, foi formulada a Teoria sintética da evolução, também denominada Neodarwinismo, que incorpora os conceitos modernos da genética as ideias essenciais de Darwin sobre seleção natural.
As teorias de Lamarck (Jean-Baptiste Lamarck), naturalista francês, foi o primeiro cientista a propor uma teoria sistemática da evolução. Sua teoria foi publicada em 1809, em um livro denominado Filosofia zoológica. O principio evolutivo de sua teoria estaria baseado em duas Leis fundamentais: lei do uso ou desuso e lei da transmissão dos caracteres adquiridos.
As teorias de Darwin (Charles Darwin), naturalista inglês, desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural.
A teoria Neodarwinismo é a teoria sintética considera, conforme Darwin já havia feito, a população como unidade evolutiva. Os fatores evolutivos que atuam sobre o conjunto gênico da população podem ser reunidos duas categorias: