CRIACIONISMO SEMIN RIO

1499 palavras 6 páginas
Criacionismo – Seminário de Genética.
1. Introdução ao criacionismo
“No princípio, Deus criou o céu e a terra” – Gênesis 1,1 – Frase do criacionismo bíblico, extremamente famoso principalmente no Ocidente e que abarca todo o conceito das religiões (cristãs e outras que tem em agentes sobrenaturais o início da criação): há divindades que dão origem a tudo, o que for constituído após isso é por sua permissividade e deve agradá-las. Isso baseará toda a edificação criacionista que entrará em embate direto com a segunda parte do trabalho: o evolucionismo.

2. O que é?
Criacionismo: “Doutrina ou teoria segundo a qual a matéria e todas as coisas e seres vivos foram criados substancialmente como existem agora, pelo fiat de um Criador onipotente, e que não se desenvolveram ou evoluíram gradualmente” - Michellis.Portanto, o criacionista seria toda pessoa que é adepta (conhece/admira) ou partidária (se fundamenta em tal) desses saberes.
3. Origem
Natureza repleta de fenômenos naturais regulares ou irregulares (Mudanças de tempo ao longo de curtos períodos de tempo ou mudanças grandes, como derretimento de geleiras, formação de desertos, crescimento de florestas em locais inóspitos), homem a deriva de predadores e de fenômenos maiores que sua capacidade de manipulação deflagram a necessidade de uma compreensão do porque das coisas seriam como são. No auge do desenvolvimento do período neolítico, com organização em pequenos clãs (famílias), produção agrícola e de gado, que contavam com as condições locais e o “acaso” natural aumentam essa necessidade. Por quê? Literalmente para explicar uma infinidade de “coincidências”. Pode-se afirmar que na falta de recursos, o saber adquirido por métodos científicos não existia e as explicações ficaram a cargo de membros mais velhos dos grupos, que por terem sobrevivido por mais tempo e terem presenciado fenômenos a mais que os mais jovem, seriam mais sábios, iluminados por divindades, que seriam a única explicação palpável da época( Ser

Relacionados

  • O fantasma na máquina imunológica
    9435 palavras | 38 páginas
  • espiritismo
    236195 palavras | 945 páginas