crescimento e ganho de massa em relação ao tempo do fumo burley
CRECIMENTO E GANHO DE MASSA EM RELAÇÃO AO TEMPO DO TABACO BURLEY
Autor: Antonio Ferreira Júnior, Agronomia, antonio.2804@hotmail.com Autor: Mateus Boschi, Agronomia, mateus.boschi23@gmail.com
Tema e objetivo do trabalho: Quantificar o Crescimento e ganho de massa em relação ao tempo do tabaco burley. Um fator de suma importância para o desenvolvimento social dos fumicultores foi o aperfeiçoamento na produção e manejo do fumo já que esta cultura requer grandes cargas de insumos e o seu manejo adequado não espoem tão diretamente o produtor a estas condições, esse aperfeiçoamento na cultura do fumo se deu com a implantação do sistema plantio direto, sistema float na produção de mudas, melhoramento genético de sementes e outros. Esses avanços fizeram com que o trabalhador ficasse menos exposto a agrotóxicos, melhorou a qualidade de vida e aumentou a lucratividade dos produtores. Metodologia:
Para a definição do tema foi levado em conta o interesse agronômico, e a junção entre a matéria(calculo I) com o curso, isso se da por que modelos matemáticos podem explicar o que propõe o tema.
A área de fumicultura é uma das culturas mias questionadas, pois tem toda aquela discussão sobre a saúde dos produtores. Mas o presente trabalho foge a estes questionamentos e busca definir o crescimento e ganho de massa em relação ao tempo.
Para tentar esclarecer melhor estas variáveis foram feitos estudos, onde estes geraram tabelas, gráficos e futuros modelos matemáticos. A elaboração foi dividida em sete fases:
1. Escolha do tema.
2. Levantamento de dados.
3. Descrever dados coletados
4. Descrever objetivo do estudo
5. Elaboração do trabalho escrito.
6. Elaboração de modelos matemáticos.
7. Análise dos modelos matemáticos.
Estado atual do trabalho:
O trabalho já passou pelas primeiras cinco fases, se encontra na fase seis, na qual estamos passando por dificuldades pois