CRESCIMENTO URBANO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS, BENEFICIOS E MALEFICIOS.
RESUMO
Desde o surgimento das cidades, até os dias de hoje, é comum ouvirmos a questão do crescimento urbano, através dele, muitas ações do nosso cotidiano são colocadas em prática, as vezes da forma positiva ou negativa, com esse pertencimento, surgem questões que devem ser insistentemente problematizadas, como a melhoria de serviços públicos ou até mesmo o surgimento de novas indústrias e formas de emprego para população, objetivamos, principalmente, quais os tipos de procedimentos estão sendo aplicados, no serviço público envolvendo saúde, educação, saneamento básico, segurança, entre outros, todos encaixados no conceito do crescimento urbano, seguido do aumento da população, pois estes, andam juntos. Para tanto, essa pesquisa caracteriza-se como de natureza documental, em que se utilizarão as teorizações de geógrafos especializados no tema da urbanização como documentos, além de dados estatísticos e investigações com a população de um exemplo urbano, e, para a análise dos dados, adotar-se-ão procedimentos qualitativos com recorrência a procedimentos teórico-metodológicos, sempre colocando a prática envolvida na fundamentação teórica.
PALAVRAS CHAVE: Urbanização, População, Crescimento Urbano
INTRODUÇÃO
Urbanismo é a disciplina que estuda, regula, controla e planeja uma cidade. Toda ação urbanizadora é proveniente do homem, toda cidade deve ser estudada, e o planejamento urbano está inserido na geografia e nas ciências sociais.
Desde a época da Revolução Industrial, as atividades industriais provocam alterações sobre o ambiente de uma cidade, acentuando o ritmo de transformações que cerceiam uma cidade. As atividades industriais geram a expansão das cidades de forma espacial, econômica e social.
Este fato gera também a explosão demográfica. O Urbanismo é configurado como uma ciência urbana multidisciplinar numa região e sociedade em constante processo de crescimento e que responda