Crescimento Demográfico
Ao contrário, nos países em desenvolvimento, o processo de envelhecimento vem ocorrendo rapidamente, num ambiente sócio-econômico pouco favorável à expansão de um sistema de proteção social para todos os grupos etários, em especial para os idosos. Nestes países, a proteção social em geral sempre foi precária, não atingindo o conjunto da população. No caso do Brasil, o desafio mais imediato ainda é o da inclusão de milhões de trabalhadores que estão na informalidade e, portanto, não contribuem para o sistema previdenciário. O aumento crescente do contingente idoso levará, em futuro próximo, caso não sejam tomadas imediatas providências, ao esgotamento deste sistema.
O processo de envelhecimento da população vem ocorrendo intensamente, em conseqüência das mudanças no comportamento das variáveis demográficas – fecundidade e mortalidade – que determinaram importantes transformações na sua estrutura etária. Essas alterações se refletem no aumento da participação relativa da população adulta e, em especial, da idosa, em relação aos demais grupos etários, ocorrendo, conseqüentemente, uma diminuição relativa dos grupos mais jovens.
As implicações de ordem demográfica, econômica e social do processo de envelhecimento já surtem seus efeitos em nosso país, seja na alteração de vida dos indivíduos e das estruturas familiares, seja nas mudanças da composição da força de trabalho. Estas modificações exigem novas demandas por políticas públicas, tanto na distribuição dos recursos na