Construtivismo
DEPARTAMENTO DE DESENHO INDUSTRIAL
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ARTE E DA TECNOLOGIA
PROFESSOR(a): MARISA COBBE MAASS
ALUNOS:
ANTÔNIO AUGUSTO QUIRINO DA ROCHA 09/89835
MICHELE LOUISE 10/02708
RODRIGO BORGES DO PRADO 10/05863
O CONSTRUTIVISMO RUSSO
BRASÍLIA
2013
O CONSTRUTIVISMO RUSSO
Origem
O Construtivismo Russo foi um movimento estético-político iniciado na Rússia a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos de vanguarda no país, de forte influência na arquitetura e na arte ocidental. Ele negava uma "arte pura" e procurava abolir a ideia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo cotidiano. A arte, inspirada pelas novas conquistas do novo Estado Operário, deveria se inspirar nas novas perspectivas abertas pela máquina e pela industrialização servindo a objetivos sociais e a construção de um mundo socialista. O termo arte construtivista foi introduzida pela primeira vez por Malevich para descrever o trabalho de Rodchenko em 1917.
O construtivismo como movimento ativo durou até 1934, tanto na União Soviética como na República de Weimar, as suas proposições inovadoras influenciam fortemente toda a arte moderna. A partir do Congresso dos Escritores de 1934 a única forma de arte admitida na URSS seria o Realismo socialista e todas as outras tendências artísticas durante o Stalinismo seriam consideradas formalistas.
Caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem e a tipografia sem serifa. O Construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno está inserido no contexto das vanguardas estéticas européias do início do Século XX. (São considerados manifestações influenciadas pelo Construtivismo: o De Stijl, a Bauhaus, o Suprematismo, assim como grande parte da vanguarda russa).
Do ponto de vista das artes plásticas, usando uma acepção mais