CRC PROVA
2014
CONTABILIDADE GERAL
Profª. Camila Gomes
CONTABILIDADE GERAL
DVA
A Demonstração do Valor Adicionado é obrigatória apenas para as companhias abertas. A principal função da DVA é identificar e divulgar o valor da riqueza gerada por uma entidade e a forma pela qual esta riqueza foi distribuída entre os diversos setores que contribuíram, direta ou indiretamente, para a sua geração.
CONTABILIDADE GERAL
DVA
Lei 6.404/76
Art. 188. As demonstrações referidas nos incisos IV e V do caput do art. 176 desta Lei indicarão, no mínimo:
II – demonstração do valor adicionado – o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída.
CONTABILIDADE GERAL
DVA
A DVA, em sua primeira parte, deve apresentar de forma detalhada a riqueza criada pela entidade. Os principais componentes da riqueza criada são:
- Receitas;
- Insumos adquiridos de terceiros;
- Depreciação, amortização e exaustão; e
- Valor adicionado recebido em transferência.
CONTABILIDADE GERAL
DVA
Depreciação, Amortização e Exaustão
Inclui a despesa ou o custo de depreciação, amortização e exaustão contabilizados no período. Relembrando os lançamentos, teríamos: Despesas ou Encargos de Depreciação a Depreciação Acumulada
Despesas ou Encargos de Amortização a Amortização Acumulada
CONTABILIDADE GERAL
DVA
Despesas ou Encargos de Exaustão a Exaustão Acumulada
Valor Adicionado Recebido em Transferência
Corresponde aos valores recebidos de terceiros. Resultado de equivalência patrimonial - o resultado da equivalência pode representar receita ou despesa; se despesa, deve ser considerado como redução ou valor negativo. CONTABILIDADE GERAL
DVA
Receitas financeiras - inclui todas as receitas financeiras, inclusive as variações