Desigualdades sociais globalização
Desigualdades sociais e Globalização Todo esse processo se iniciou com a crise socialista e o fim de Guerra fria no inicio de 1990, onde surgiu uma nova ordem internacional, baseada na igualdade entre sociedade de diversos países e na integração econômica iniciando o processo de globalização.
Países ricos e pobres Sabemos todos nós que há um enorme abismo entre esses países, aqueles que são ricos bem desenvolvidos são denominados de países de Primeiro Mundo, poucos são os esses países E.U.A, Alemanha, Japão... Aqueles países pobres, emergentes em desenvolvimento são denominados de países de Terceiro Mundo, são bastantes heterogêneos entre si, exemplos dos mais ricos de Terceiro Mundo seria Brasil, China e os mais pobres Haiti, Somália... Já houve países de Segundo Mundo, que eram os países socialistas, U.R.S.S, Cuba, porém com a queda socialista esse termo perdeu sentido. E não é mais usado atualmente.
Países de Primeiro Mundo São países de economia avançada industrializados, com altos investimentos em ciência e tecnologia. Seus indicadores sociais como IDH são superiores a 0,8, o que apresenta boa qualidade de vida, com baixa mortalidade infantil, insignificante analfabetismo, boa expectativa de vida, habitação e saneamento de qualidade. A sociedade desses países é bem igualitária com boa distribuição de renda menor desigualdade social, na maioria desses países